Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Cirurgia Reparadora >> Câncer de pele: Hugh Jackman, o Wolverine de ‘X-Man’, faz alerta sobre uso de protetor solar

Câncer de pele: Hugh Jackman, o Wolverine de ‘X-Man’, faz alerta sobre uso de protetor solar

hugh-jackman

 

O ator australiano de 45 anos Hugh Jackman, que vive Wolverine no filme ‘X-man’, revelou no início de 2016 que voltou a tratar um câncer de pele. O diagnóstico indicado por seus médicos é de um carcinoma basocelular, a forma mais comum desse tipo de lesão. O ator publicou nas redes sociais que realizou uma nova cirurgia para tratar a patologia que, segundo ele, é “a forma mais branda de câncer, mas grave do mesmo jeito”, referindo-se ao carcinoma basocelular.  A neoplasia maligna da pele é a forma mais frequente de câncer e são estimados 188.020 novos casos no Brasil em 2014, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Existem diversos tipos de câncer de pele, os mais comuns são os basocelulares, seguidos dos espinocelulares e melanomas.  Os dois primeiros tipos pertencem ao grupo de câncer de pele chamado não-melanoma, que representa 95% de todos os diagnósticos.

O carcinoma basocelular corresponde a 75% dos diagnósticos de câncer de pele e tem origem nas células basais da epiderme. As lesões aparecem com maior frequência nas áreas expostas ao sol, como face e membros superiores, sendo mais diagnosticadas em idosos.  O carcinoma basocelular se desenvolve lentamente e dificilmente se espalha para outras áreas do corpo, mas causa destruição local se não tratado.

O carcinoma espinocelular tem origem na camada mais externa da epiderme e aparece geralmente na face, lábios e membros superiores. Também pode aparecer em cicatrizes e úlceras crônicas. Tem comportamento um pouco mais agressivo do que o carcinoma basocelular, podendo atingir os linfonodos ou outros órgãos se não tratado adequadamente.

Os melanomas são um pouco menos comuns do que os carcinomas basoceluar e espinocelular, no entanto são mais agressivos. São originários dos melanócitos, que são as células que produzem a melanina e, se descobertos nas fases iniciais, são potencialmente curáveis. No entanto, se não tratados precocemente podem se espalhar rapidamente para outros órgãos e até causar a morte.

Independente do tipo, o principal fator associado ao câncer de pele é a exposição solar. Além disso, deve-se ficar atento ao aparecimento de novas manchas ou lesões na pele que não desaparecem ou à mudança de algum sinal já existente.  Sinais como aumento de tamanho, variação da cor e assimetria da lesão devem ser avaliados por um médico.

Portanto, para prevenir novos  casos  de câncer de pele, é importante evitar exposição prolongada ao sol e proteger-se com filtro solar (no mínimo fator 30) e uso óculos escuros e chapéus. Sabiamente,  Hugh Jackman escreveu nas redes sociais após sua última cirurgia para tratar o carcinoma basocelular: ” Por favor, usem protetor solar!”

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

O ator Hugh Jackman mostra curativo no nariz; no Instagram, ele revelou que tem câncer de pele (Foto: Reprodução/Instagram/Hugh Jackman) 

O ator Hugh Jackman mostra curativo no nariz; no Instagram, ele revelou que tem câncer de pele (Foto: Reprodução/Instagram/Hugh Jackman)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− dois = 4

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108