Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Cirurgia Reparadora >> Neste verão saiba como prevenir o Câncer de Pele

Neste verão saiba como prevenir o Câncer de Pele

cancer de peleNestes dias de calor, com o uso de roupas mais leves, há um  aumento da preocupação com a exposição solar e com as lesões de pele. Algumas vezes, lesões podem parecer inofensivas, mas escondem um problema mais sério: o câncer de pele. Quando a lesão for suspeita, com Assimetria, Bordas irregulares, Coloração variada e aumento de Diâmetro com o passar do tempo (ABCD do câncer de pele), ou ainda provocar coceira, dor ou traumatismo constantes pelas roupas, deve ser avaliada por um profissional qualificado. O Cirurgião Plástico é o profissional mais indicado para retirar essas lesões, caso for necessário.

O câncer de pele é o tipo mais frequente de câncer, dentre as neoplasias malignas que atingem diversos órgãos do corpo. Para 2015, são estimados 6680 novos casos de câncer de pele não melanoma em homens e 3180 novos casos em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Entre as variações desta patologia, as mais frequentes são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o mais letal de todos: o melanoma. Independente do tipo, o principal fator associado ao câncer de pele é sim a exposição solar. Além disso, deve-se ficar atento ao aparecimento de novas manchas ou lesões na pele que não desaparecem ou à mudança de algum sinal já existente.  Sinais como aumento de tamanho, variação da cor e assimetria da lesão devem ser avaliados por um médico.

Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além disso, pessoas que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares prévias, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.

Como medidas de proteção para prevenir o câncer de pele,  as recomendações são:

  • Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
  • Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).
  • Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Portanto, nestes meses de calor fica a dica: aproveite o verão sem descuidar da saúde!

Dra Julia Broetto – Cirurgiã Plástica – CRM/SC 20440 RQE 11729

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


cinco + = 12

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108