Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Contorno Corporal >> Abdominoplastia >> MITOS E VERDADES SOBRE ABDOMINOPLASTIA

MITOS E VERDADES SOBRE ABDOMINOPLASTIA

abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados por cirurgiões plásticos e é uma das cirurgias mais indicadas para quem deseja melhorar o aspecto do abdome e o contorno corporal, perdendo neste último caso apenas para a lipoaspiração isolada. Veja, a seguir, 10 mitos e verdades sobre esse procedimento.

1. A  abdominoplastia pode ser feita em qualquer pessoa insatisfeita com seu abdome - MITO

O objetivo da abdominoplastia não é emagrecer, mas sim melhorar o contorno corporal. Portanto, o paciente candidato a cirurgia deve estar próximo do seu peso ideal para obtenção de melhores resultados e para maior segurança do procedimento. Além disso, o paciente deve ser avaliado em relação a sua saúde e realizar alguns exames para ser liberado para a cirurgia.

2. A cirurgia elimina todas as estrias da barriga – MITO

Durante a abdominoplastia, parte das estrias que ficam abaixo do umbigo são eliminadas junto com o excesso de pele. No entanto, as estrias localizadas acima do umbigo permanecem e apenas mudam de posição durante a tração do retalho.

3. Os músculos do abdome também são tratados na abdominoplastia – VERDADE

Quando os músculos do abdome estão enfraquecidos ou separados, o que geralmente ocorre após uma gestação, eles também são tratados durante o procedimento, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

4. Mulheres podem realizar a abdominoplastia logo após o parto – MITO

Nos primeiros meses após o parto, a mulher passa por uma fase de diminuição do edema natural da gravidez e regularização de alterações hormonais, com o corpo voltando ao seu estado natural, por isso não é hora de programar uma cirurgia plástica.O ideal é que os procedimentos cirúrgicos sejam feitos após o término da amamentação, se a paciente já estiver dentro do seu peso ideal. Isso porque, além de o recém-nascido necessitar de cuidados especiais durante esse período, que seriam dificultados por um pós-operatório, ainda há hormônios femininos circulantes com níveis que podem aumentar o risco de trombose ou influenciar a cicatrização e o resultado final.

5. A abdominoplastia elimina gordura e a flacidez de pele da região – VERDADE

O procedimento elimina o excesso de gordura e pele da região abdominal, tornando o abdome menos flácido. Associado ao procedimento, pode ser realizada lipoaspiração para melhorar o contorno corporal e eliminar ainda mais gordura.

6. A cicatriz da abdominoplastia fica geralmente escondida na roupa íntima - VERDADE

As incisões para realização de abdominoplastia são planejadas para ficarem escondidas nas roupas íntimas, exceto a possível cicatriz no umbigo que as vezes fica mais aparente dependendo da técnica que precisará ser utilizada. Em alguns casos as cicatrizes podem ficar hipertróficas ou queloideanas, pela tensão local e predisposição individual. Nesses casos, existem tratamentos específicos.

7. O tabagismo compromete o resultado da cirurgia – VERDADE

O tabagismo altera a oxigenação dos tecidos e predispõem a necroses teciduais, além de comprometer o resultado final da cicatrização e aumentar os riscos de complicações pós-operatórias. Dessa forma, o ideal é o paciente abandonar o vício para se submeter a cirurgia.

8. Após a cirurgia, recomenda-se repouso absoluto na cama para não abrir os pontos - MITO

O repouso absoluto não é recomendado e pequenas caminhadas dentro de casa são incentivadas após as primeiras 24h, seguindo as orientações médicas, pois isso melhora a circulação dos membros inferiores e diminui o risco de trombose. Exercícios físicos devem ser evitados no primeiro mês e somente serão liberados pelo médico.

9. A abdominoplastia pode ser  realizada diversas vezes no mesmo paciente – MITO

A cirurgia plástica no abdome dificilmente pode ser realizada mais de uma vez no mesmo paciente, isso porque a pele da região tem limitada capacidade para se esticar e os riscos de sofrimento de pele e necroses aumentam muito em um segundo procedimento. Portanto, é importante manter o peso após a cirurgia e, para mulheres que desejam ter filhos, planejar a cirurgia para depois da gravidez e prole constituída.

10. Existem diversas técnicas cirúrgicas de abdominoplastia – VERDADE

As técnicas que o cirurgião plástico pode utilizar para melhorar o aspecto do abdome são muitas, e somente após uma criteriosa avaliação do especialista, é tomada a decisão de qual o melhor procedimento para melhorar o contorno corporal da região, para cada pessoa. Portanto, lembre-se de escolher um cirurgião plástico capacitado para realizar a sua cirurgia, e para sua segurança,  membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

12 comentários

  1. Márcia Eckert

    Olá Dra Julia.
    Sou Márcia, tive meu filho a 3 anos e meu abdômen não voltou mais como era antes,eu não tinha nada de barriga e depois da cezaria fique com o músculo abdominal aberto e bastante gordura, também meu umbigo ficou totalmente diferente, faço exercícios físicos e já diminuiu bastante a abertura que eu tenho no abdômen, não me sinto bem assim como estou, tive tireoide pós parto também. Tenho 1m e 65 cm altura e hoje estou pesando 62 kg, meu peso antes de engravidar era 56. Gostaria muito de fazer uma cirurgia para a retirada deste excesso de gordura e fechar a musculatura abdominal só tenho muito medo, pois tem bastante casos de mulheres que fizeram esse tipo de cirurgia e acabaram morrendo.

    • Fique tranquila, Márcia! Segurança é nossa prioridade. Para maiores informações sobre a cirurgia de abdominoplastia entre em contato através de nosso email contato@drajuliabroetto.com.br.

      • Adriani oldiges

        Dtr Julia eu queria muito fazer a cirurgia abdominoplastia mas ñ faco ideia d quanto custa esse tipi de procedimento vç poderia m dar o valor mais o menos d quanto custa outra coisa seu consultorio é em chápeco desde ja obg

        • Olá Adriani, obrigada pelo contato!
          A cirurgia de Abdominoplastia é realizada pela Dra Julia Broetto. Para esclarecer suas dúvidas em relação a procedimentos e valores, por favor entre em contato pelos telefones (49)3328 4242 (para consultas em Chapecó) e (49)3198 1530 (para consultas em Maravilha).

  2. Quero fazer a abdominoplastia mais depois de alguns anos pretendo engravidar será que posso?pois estou muito insatisfeito com meu corpo

  3. Quero saber se anestesia e local ou geral? E tem opção pra anestesia, pra optar a mais barata.
    ..

    • Olá, Renata! Dúvidas em relação aos procedimentos são esclarecidas durante a consulta. Obrigada.

    • Adriani oldiges

      gostaria d fazer abdominoplastia é voçe mesmo que faz ? e quanto q custa esse tipo de procedimento mais uma pergunta seu consultorio é ai em chápeco obg desde ja

      • A cirurgia de Abdominoplastia é realizada pela Dra Julia Broetto. Temos consultório em Chapecó e em Maravilha. As dúvidas em relação aos procedimentos e valores são esclarecidas durante a consulta.

  4. Adriani oldiges

    Dtr Julia eu queria muito fazer a cirurgia abdominoplastia mas ñ faco ideia d quanto custa esse tipi de procedimento vç poderia m dar o valor mais o menos d quanto custa outra coisa seu consultorio é em chápeco desde ja obg

    • Olá, Adriani! Obrigada pelo contato!
      A Cirurgia de Abdominoplastia é muito realizada pela Dra Julia. Dúvidas em relação aos procedimentos e valores são esclarecidas durante a consulta. Temos consultório em Chapecó e em Maravilha. Para marcar uma consulta, por favor entre em contato pelos telefones (49)3328 4242 (Chapecó) e (49)3198 1530 (Maravilha) ou pelo email contato@drajuliabroetto.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


× um = 8

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108