Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Maravilha, Av. Sul Brasil, 583 - Conj. 306 - Centro, Maravilha/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Minimamente Invasivos >> Toxina Botulínica: entenda o líder dos procedimentos estéticos

Toxina Botulínica: entenda o líder dos procedimentos estéticos

toxina-botulinica-face

A aplicação de toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo, segundo recente levantamento da International Society of Aesthetic Plastic Surgery. No Brasil, também é o procedimento não cirúrgico mais realizado pelos cirurgiões plásticos, técnica também que vem crescendo em pacientes masculinos, já que foram 49.968 aplicações de toxina botulínica em homens em 2013, segundo esse mesmo levantamento.

Diante do crescente número de pacientes que buscam o procedimento, vale lembrar que o profissional deve ser capacitado porque a aplicação de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples, mas na verdade é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar. Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento.

Veja a seguir 10 perguntas e respostas sobre o uso de toxina botulínica e entenda melhor o procedimento.

1. O que é a Toxina Botulínica?

O Botox, um dos nomes comerciais da toxina botulínica, é uma substancia purificada que bloqueia os sinais nervosos musculares da região tratada, fazendo com que o músculo não se contraia e enfraquecendo-o, o que resulta em diminuição das rugas faciais indesejáveis.

2. Como é o procedimento de aplicação da Toxina Botulínica?

Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo, cuidadosamente esses músculos, o médico enfraquece apenas aqueles produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos por área. O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia, apenas produtos anestésicos tópicos ou gelo são usados para amenizar as picadas.

3. Qual a idade certa para começar a usar toxina botulínica?

Não existe uma melhor idade para iniciar o uso da toxina, basta que o paciente tenha indicação de aplicação de toxina para amenizar as rugas da face e tenha expectativas realistas sobre o resultado para determinada idade. A toxina botulínica não vai resolver todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. A espessura da pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para cada caso.

4. Qual é o tipo de ruga que tem os melhores resultados com aplicação de Toxina Botulínica?

As rugas mais superficiais ou rasas, geralmente desaparecem com o uso de toxina botulínica, enquanto as rugas mais profundas apenas amenizam com a aplicação. As rugas dinâmicas, que aparecem quando os músculos estão em movimento tem melhores resultados com a técnica.

5. Toxina botulínica pode causar alergia?

Sim, mas é bem raro de acontecer. Isso acontece porque a toxina botulínica é um complexo proteico que pode desencadear reação alérgica.

6. Quais as orientações para quem acabou de aplicar Toxina Botulínica?

O paciente pode retomar as atividades normais imediatamente. No entanto, é importante não esfregar ou massagear as áreas tratadas, pois isso pode causar a migração da toxina botulínica para outras áreas do rosto, levando a complicações como paralisia facial temporária ou ptose palpebral. Além disso, o paciente deve evitar de deitar-se nas horas seguintes a aplicação, praticar exercícios físicos e exposição solar acentuada.

7. Quais são as contra-indicações ao uso de toxina botulínica?

A toxina botulínica é contra indicada em gestantes, mulheres que amamentam, portadores de doenças autoimunes, alérgicos a proteína do ovo, pacientes com doenças neurológicas que afetam os músculos e pessoas que estejam em uso de medicamentos aminoglicosídeos. Além disso, doenças de pele na região onde será aplicada a toxina botulínica contra-indicam o procedimento.

8. Quais as regiões do rosto tem melhores resultados?

As regiões do rosto mais beneficiadas pela técnica são as rugas da testa, glabela (entre as sobrancelhas), pés de galinha e qualquer ruga que se forme na região dos olhos.

9. Em quanto tempo o efeito da Toxina Botulinica aparece?

O efeito começa a ser observado nas primeiras 48 horas e aumenta gradativamente nos 10 a 15 dias subsequentes à aplicação, quando se estabiliza.

10. Qual a duração do efeito?

A duração do tratamento dura cerca de 3 a 4 meses, mas pode variar de cada pessoa. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

 

 

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


sete − = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Maravilha, Av. Sul Brasil, 583 - Conj. 306 - Centro, Maravilha/SC - Fone: (49) 3025-3108