Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Chapeco >> TOXINA BOTULINICA ALÉM DA ESTÉTICA

TOXINA BOTULINICA ALÉM DA ESTÉTICA

 

A aplicação de toxina botulínica é muito utilizada para eliminação de rugas, mas além desse efeito estético, o produto tem algumas aplicações importantes e que não estéticas. O procedimento comprovadamente  ajuda a combater o excesso de suor, a chamada hiperhidrose e a corrigir espasmos e assimetrias faciais. Além disso, também tem sido usada como uma possível solução para a enxaqueca e, de acordo com as últimas investigações, pode ser uma boa estratégia antidepressiva.

A toxina botulínica para tratar as rugas da face é o procedimento estético mais realizado no mundo, segundo recente levantamento da International Society of Aesthetic Plastic Surgery. No Brasil, também é o procedimento não cirúrgico mais realizado pelos cirurgiões plásticos, técnica também que vem crescendo em pacientes masculinos, já que foram 49.968 aplicações de toxina botulínica em homens em 2013, segundo esse mesmo levantamento. Vale lembrar que o profissional deve ser capacitado porque a aplicação de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples, mas na verdade é uma arte e ciência que só um experiente profissional deve realizar. Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar o tratamento.

20_botox

A hiperidrose caracteriza-se por sudorese excessiva da testa, das mãos, dos pés e das axilas. Atinge cerca de 1% da população e tem como opção de tratamento a aplicação local de toxina botulínica. O procedimento é realizado através de múltiplas injeções do produto no local de maior sudorese, com um efeito que dura, em média, 7 meses.

O tratamento de espasmos involuntários da face através de toxina botulínica tem uma duração de efeito um pouco menor, mas é igualmente eficaz. O produto é aplicado diretamente na musculatura causadora da alteração, aliviando o efeito indesejado e levando a uma melhor simetria da face.

Recentes estudos clínicos mostraram que o Botox aplicado em certos pontos na cabeça resultaram em melhora significativa de enxaquecas crônicas, que são enxaquecas frequentes, vindo mais do que 15 dias de dor por mês, ou seja, mais dias com dor do que sem dor.

A hipótese de a toxina botulínica aliviar sintomas depressivos foi levantada em um estudo publicado no periódico Journal of Psychiatric Research . O objetivo do tratamento seria relaxar a carregada expressão facial que os deprimidos geralmente apresentam, paralisando a musculatura da testa e, consequentemente, bloqueando a influência negativa da face no humor. Pelo que parece, o aparecimento dessas rugas no rosto envia sinais precisos para o cérebro, que por sua vez responde com substâncias que produzem sensações de tristeza ou de alegria.

Apesar de interessante e animadora, ainda faltam estudos para comprovar esta última constatação. Enquanto isso, a toxina botulínica é eficazmente utilizada como rejuvenescimento facial e para aliviar sintomas de doenças como enxaqueca, hiperhidrose e espasmos faciais.

Dra Julia Broetto – Cirurgiã Plástica – CRM/SC 20440 RQE 11729

 

2 comentários

  1. Tenho interesse neste procedimento para meu esposo

    • Olá, Analice! Será um prazer antende-los!! Entraremos em contato para marcação de uma consulta. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


sete − = 0

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108