Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Maravilha, Av. Sul Brasil, 583 - Conj. 306 - Centro, Maravilha/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Minimamente Invasivos >> Toxina Botulínica ou Preenchimento Facial?

Toxina Botulínica ou Preenchimento Facial?

preenchimento

Com o avanço da idade, a pele fica mais suscetível ao surgimento de rugas e marcas de expressão porque perde a capacidade de manter o equilíbrio na produção das fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela sustentação da epiderme). Além disso, a cútis sofre com os efeitos de alguns fatores externos, como a exposição solar excessiva, o estresse, o fumo e o consumo intenso de álcool.

Para diminuir o impacto do envelhecimento provocado por agentes externos, medidas simples podem ser tomadas no dia a dia, como o uso de filtro solar e evitar exposição direta ao sol, além de evitar o fumo e seguir uma alimentação equilibrada. O processo de envelhecimento também pode ser retardado com o uso de produtos tópicos e cremes específicos para cada tipo de pele.

Quando o prejuízo já está instalado,  alguns procedimentos são indicados para reverter o problema e manter a aparência da pele mais jovem, como o preenchimento facial – feito pela aplicação de gordura ou ácido hialurônico, que preenchem o espaço vazio da pele e estimulam a produção de colágeno; e a toxina botulínica. A principal diferença entre esses procedimentos estéticos para o rosto é que a toxina botulínica, por ser um paralisante muscular, ameniza as rugas pelo bloqueio do músculo que gera a ruga; enquanto o ácido hialurônico e a gordura amenizam as rugas ao preencherem os sulcos e aumentam as partes do rosto e, devido à capacidade de atrair água, melhoram também a hidratação do rosto. Mas como saber qual o melhor tratamento para cada região do rosto? Listamos a seguir os tratamentos mais indicados para cada caso.

Pés de galinha

Neste caso, o tratamento mais indicado para solucionar o problema é a aplicação da toxina botulínica, pois como a ruga é causada por contração do músculo orbicular dos olhos, a toxina botulínica é a única substância que consegue paralisar este músculo e evitar que as rugas se formem.  A substância é aplicada na região das rugas através da injeção do produto em alguns pontos. Age paralisando a musculatura neste ponto, evitando a contração desta região e abrindo a lateral dos olhos.

Linhas na testa 

Estas rugas são as conhecidas marcas de expressão, ou seja, elas ocorrem quando é feito o movimento com o músculo Frontal.  Mesmo pessoas jovens  podem apresentar essas marcas. Quando em estado inicial, só aparecem quando a testa é franzida e o mais indicado é o uso de toxina botulínica para suavizar as rugas em paralisar a face, matendo a naturalidade e características individuais. Em casos de rugas mais acentuadas, indica-se o preenchimento da região  com ácido hialurônico ou gordura.

Sobrancelha caída

Com o passar do tempo, principalmente devido à idade, as sobrancelhas tendem a cair geralmente por causa da perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar. O prócero e o corrugador são os músculos responsáveis pelas rugas que aparecem entre as sobrancelhas. Para levantar o olhar, tanto a toxina botulínica, quanto o preenchimento facial podem ser usados. Porém, o mais comum é o emprego da primeira substância, que é aplicado no centro da fronte em vários pontos, evitando as laterais (área acima do 1/3 lateral da sobrancelha), e na cauda da sobrancelha e lateral dos olhos. Isso permite que somente a musculatura da região da lateral da fronte atue, puxando assim com mais intensidade a cauda da sobrancelha, arquendo-a. Uma outra opção para casos mais severos e com resultado mais duradouro é o uso de fios cirúrgicos de sustentação ou realização de lifting no terço superior da face.

Olheira e olhares profundos

Olhos fundos deixam o rosto com a aparência cansada e tendem a aparecem por tendência genética, excesso de vasos que deixam a área mais escura ou excesso de melanina e bolsas de gordura. O preenchimento facial é o procedimento mais indicado porque o objetivo é elevar esta região mais profunda, minimizando as olheiras. Em alguns casos, somente a cirurgia de blefaroplastia resolve o problema, ao retirar as bolsas de gordura que se projetam sob a pele, podendo ser realizada a retirada também do excesso de pele e o reposicionamento das bolsas de gordura preenchendo as regiões dos sulcos.  Outra opção é o uso de laser, que retrai a pele e melhora as olheiras.

Rugas Perilabiais

Mais conhecida como “código de barras”, estas temidas rugas que aparecem acima dos lábios surgem principalmente por causa dos constantes movimentos na região dos lábios e se agravam com o avanço da idade já que a pele vai perdendo a elasticidade. O tratamento mais indicado é o preenchimento facial, a substância escolhida é injetada diretamente nos sulcos, que são preenchidos.

Perda de  volume nas bochechas

O processo de envelhecimento, geralmente, causa uma perda de volume no tecido gorduroso, pois as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar. Uma substância preenchedora é injetada abaixo da superfície da pele, corrige a linha ou a ruga através da elevação e do alisamento da depressão da pele. Uma outra opção mais recente é o uso de fios de sutura, como o Silhouette, que altém de levantar a pele da região, estimulam a produção de colágeno, restaurando o volume, além do já consagrado tratamento cirúrgico de lifting facial.

 

Lembre-se que  somente um médico especialista sabe avaliar cada caso e indicar os diferentes tratamentos, que podem ser cirúrgicos ou não.  Pacientes que necessitam de cirurgia para corrigir a flacidez de pele da região dos olhos, por exemplo, podem piorar a aparência se somente for indicado toxina botulínica isolada. Mais importante que o preço do procedimento é a segurança que um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica oferece na avaliação e indicação do melhor tratamento individualizado para cada caso.

 

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

 

2 comentários

  1. Boa noite! Gostaria de saber se vocês fazem em média quanto custa +ou- a sutura silhoutte, o máximo que o procedimento pode custar.Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


9 + sete =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Maravilha, Av. Sul Brasil, 583 - Conj. 306 - Centro, Maravilha/SC - Fone: (49) 3025-3108