Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Saúde e Beleza >> 31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco

31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco

31 de maio

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima  que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado  pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, que é responsável por  90% das mortes associadas ao câncer de pulmão, além de mortes associadas a doença coronariana e infarto agudo do miocárdio, à doenças vasculares e à diversos tipos de câncer como de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

Para quem está em idade fértil, é importante saber que o tabagismo atua negativamente nas diversas fases da reprodução, por ação direta de seus principais componentes tóxicos, a nicotina e o monóxido de carbono. Assim, reduz a taxa de fertilidade, compromete a duração da gestação e o baixo peso do recém-nascido. Também reduz a produção de leite da mãe fumante, o tempo de lactação e compromete o ganho de peso do bebê.

Na cirurgia plástica o hábito de fumar prejudica desde a anestesia, levando a complicações pulmonares,  até o processo de cicatrização, podendo levar a necrose da pele onde foi feita a cirurgia, rompimento de suturas, manchas e infecções. Além disso, o tabagismo favorece o aparecimento de tromboembolismo pulmonar que já tem uma incidência aumentada após uma cirurgia de grande porte. Esses efeitos deletérios são causados porque os componentes tóxicos do cigarro interferem na oxigenação e distribuição de sangue pelo corpo, em um momento em que há uma demanda maior por nutrientes para que ocorra a recuperação do organismo após a cirurgia e a  cicatrização adequada.

Portanto, não há dúvidas de que abandonar o tabagismo irá melhorar a qualidade de vida e evitar doenças relacionadas ao cigarro, além de ser de extrema importância largar o vício antes de se submeter a uma cirurgia plástica. Aproveite o dia de hoje, Dia Mundial sem Tabaco, para  incentivar seus familiares e amigos ou a você próprio a cessar o tabagismo e a ter hábitos de vida mais saudáveis.

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 + = quinze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108