Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Maravilha, Av. Sul Brasil, 583 - Conj. 306 - Centro, Maravilha/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Saúde e Beleza >> Exercícios sem exageros para a Saúde

Exercícios sem exageros para a Saúde

corridaQuanto mais exercícios melhor, certo? Pense duas vezes: um estudo publicado por pesquisadores dinamarqueses no prestigiado Journal of The American College of Cardiology sugere o contrário. O estudo durou 12 anos e envolveu mais de cinco mil pessoas. Destas, 1098 praticavam corrida e 3950 não praticavam. Hábitos como o tabagismo, consumo de álcool, presença de diabetes, problemas no coração e idade foram levados em consideração. O resultado é surpreendente: apesar de o sedentarismo não levar a uma vida saudável, os que praticavam a corrida de forma moderada apresentaram riscos de mortalidade menor do que os corredores mais intensos.

Quem dedicava de 1 a 2,4 horas por dia para o exercício apresentou 71% menos chances de mortalidade do que os sedentários que não corriam. No entanto, os pesquisadores também compararam o risco entre os corredores. As pessoas que corriam menos de uma hora por semana apresentaram um risco de mortalidade 53% menor. Corredores que praticavam o exercício de 2,5 horas a 4 horas por semana não apresentaram vantagem significativa em comparação aos sedentários.

Em termos de freqüência, a quantidade ideal de corrida foi de duas a três vezes por semana. Esses corredores tiveram risco 68% menor do que os sedentários saudáveis.

Já sobre a velocidade, quem corria devagar apresentou um risco de mortalidade 49% menor do que os sedentários. Os que corriam rápido tiveram índices de risco semelhantes aos que não praticam o exercício.

A conclusão dos cientistas parece confirmar o velho ditado de que tudo em excesso faz mal: o alto risco de mortalidade está nos extremos dos espectros, quem não corre ou quem corre de mais.

Corredores menos intensos acabaram se posicionando no centro, em uma situação com grandes benefícios e sem esforços exagerados.

Nunca ouviu falar disto antes? Isso porque você não leu sobre o estudo feito em 2012 pelo Aerobics Center Longitudinal Study (ACLS) que indicou que pessoas que corriam menos de 30 km por semana conseguiam mais impactos positivos em sua saúde do que os que superavam esta distância.

Outro estudo, conduzido em 2014 pela Cooper Clinic, do Texas, mostrou resultados similares. Os pesquisadores também levaram em consideração condições como diabetes, hipertensão, saúde mental e peso.

E então, que tal encontrar o equilíbrio na busca pela saúde?

Fonte: www.cirurgiaplastica.org.br

 

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− 7 = um

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Maravilha, Av. Sul Brasil, 583 - Conj. 306 - Centro, Maravilha/SC - Fone: (49) 3025-3108