Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Maravilha, Av. Sul Brasil, 583 - Conj. 306 - Centro, Maravilha/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Cirurgia Reparadora >> Cresce incidência de câncer de pele em Santa Catarina

Cresce incidência de câncer de pele em Santa Catarina

cancer de peleMesmo com mais informações e campanhas de conscientização, a taxa de incidência de câncer de pele cresce de forma significativa, principalmente em Santa Catarina, que aparece nas primeiras posições do ranking nacional. Os fatores para a incidência no Estado estão na descendência europeia, que resultou em pele muito clara, e na cultura de ir à praia.

Para 2015, são estimados 6680 novos casos de câncer de pele não melanoma em homens e 3180 novos casos em mulheres. A incidência é maior em homens, pois costumam ser mais expostos constantemente ao sol, como é o caso de agricultores e pescadores.

cancer de pele

Para se prevenir da doença, além de evitar a exposição solar, deve-se ficar atento as manchas de pele novas ou a mudanças nas já existentes. Para facilitar a suspeição e o diagnóstico de câncer de pele pela população em geral, costuma-se utilizar uma regra chamada ABCD do câncer de pele, que sugere que manchas Assimétricas (A), com Bordas irregulares (B), com alterações de Cor (C) e Diâmetro maior que 6mm (D), são suspeitas e devem ser avaliadas por um especialista.

Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.

Apesar da incidência elevada, o câncer da pele não-melanoma tem baixa letalidade e pode ser curado com facilidade se detectado precocemente. Quando as lesões forem suspeitas e pequenas, podem ser removidas e enviadas para exame, onde se confirma o diagnóstico e, geralmente é o suficiente para tratar a doença. Em casos de lesões maiores ou em áreas onde a cirurgia é mais difícil, pode-se remover apenas parte da lesão para enviar para exame e, posteriormente, se confirmado o diagnóstico de câncer de pele, realiza-se uma cirurgia plástica para retirar toda a lesão e reconstruir a região. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores são os resultados da cirurgia. Por isso, examine regularmente sua pele e procure imediatamente um médico caso perceba pintas ou sinais suspeitos.

Fonte: www.diariocatarinense.clicrbs.com.br

 

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


2 + = quatro

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Maravilha, Av. Sul Brasil, 583 - Conj. 306 - Centro, Maravilha/SC - Fone: (49) 3025-3108