Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Contorno Corporal >> Abdominoplastia >> Contorno Corporal no Ex-obeso

Contorno Corporal no Ex-obeso

Quando os obesos mórbidos tomam a decisão de enfrentar a cirurgia bariátrica, a redução do tamanho do estômago produz resultados impressionantes: em alguns meses, a pessoa perde, em média, um terço do peso excessivo que prejudicava gravemente a saúde, o convívio social e o amor-próprio. Mesmo os indivíduos que perdem peso sem necessidade de cirurgia, com dieta e exercícios, experimentam uma mudança significativa em suas vidas.  No entanto,  os muitos quilos a menos não são garantia de corpo em forma. Na maioria dos pacientes com grandes perdas de peso, as sobras de pele chegam a formar um “avental” sobre a barriga, além de dobras nos braços e pernas, o que prejudica, além da auto-estima, os movimentos e causam irritações, assaduras e micoses.

As chamadas cirurgias plásticas pós-bariátricas somente podem  começar quando, com avaliação médica, a perda de peso completa o ciclo e o peso se mantém estável por um período.  Além disso, é preciso fazer uma avaliação minuciosa do estado de saúde do paciente, pois alterações como anemia são muito comuns nesses casos. Uma vez iniciadas as cirurgias, recomenda-se um intervalo de cerca de seis meses entre cada cirurgia de grandes dimensões.

Os procedimentos necessários para atingir o contorno corporal mais harmonioso serão definidos juntamente com um plano cirúrgico e incluem o lifting da parte inferior do corpo, que corrige a flacidez do abdome, nádegas, virilha e culotes;  a elevação das mamas corrigindo a flacidez dos seios caídos, utilizando-se ou não a associação com prótese de silicone e o lifting dos braços e coxas.

Abdominoplastia pós-bariátrica 

O excesso de pele é removido através de incisões que podem variar desde um “T” invertido no abdome, incisões somente no abdome inferior que ficam escondidas nas roupas íntimas ou ainda incisões circunferenciais quando o objetivo é também corrigir a sobra de pele no dorso. A decisão de qual a melhor técnica para cada caso depende de onde estão as sobras de pele (sentido vertical ou circunferencial), do tipo de cirurgia bariátrica (laparoscópica ou não) e das preferências do cirurgião e do paciente.

bariatrica_ginecomas

Mamoplastia pós-bariátrica

O processo de perda acentuada de peso diminui significativamente o tamanho das mamas, o que causa sobra de pele tanto em homens como em mulheres. No caso das mulheres, o retorno ao formato gracioso das mamas é realizado através de uma mamoplastia com ou sem uso de implante de silicone. Nos homens, é realizado retirada do excesso de pele. O local e o tipo das cicatrizes dependem das técnicas utilizadas, mas podem ser em “T” invertido, ao redor da aréola ou a associação das duas.

Lifting de braços (Braquioplastia)

A sobra de pele na região dos braços causa desconforto com uso de roupas curtas, podem levar até mesmo a problemas de pele. A braquioplastia remove o excesso de pele dos braços deixando, geralmente, uma cicatriz na parte interna do braço que vai do cotovelo até a axila.

Lifting de coxas (Cruroplastia) 

A cirurgia de lifting das coxas é realizada com associação de lipoaspiração e exérese de tecido da região interna e superior das coxas. A cicatriz resultante ficará na virilha e pode se extender na parte interna da coxa até o joelho, dependendo da quantidade de sobra de pele.

shutterstock_161565617

 

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


× 6 = quarenta oito

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108