Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108
Novidades
Capa >> Cirurgia Reparadora >> CUIDADOS COM A CICATRIZ DA CESÁREA

CUIDADOS COM A CICATRIZ DA CESÁREA

cesareaSempre que ocorre uma lesão na pele, acidental ou cirúrgica, inicia-se um processo de reparo do tecido chamado cicatrização. Com a cesárea, método cirúrgico destinado ao nascimento de bebês, não é diferente. No entanto, a qualidade e o aspecto da cicatriz no final desse processo pode variar. Na maioria do casos, o resultado é uma cicatriz de boa qualidade, plana e de coloração semelhante a pele próxima. Mas, em alguns casos, ocorrem resultados inestéticos, da mesma forma que em cicatrizes de outras regiões, que incluem cicatrizes alargadas, retraídas, atróficas (afundadas), discrômicas (mais clara ou mais escura que a pele ao redor), cicatrizes hipertróficas ou quelóides.

Os fatores que influenciam o processo de cicatrização incluem basicamente três grupos: os relacionados ao paciente, os relacionados a técnica cirúrgica e os relacionados aos cuidados pós-operatórios. Fatores relacionados ao paciente são, por exemplo, sua raça (negros e asiáticos são mais predispostos a cicatrizes discrômicas, hipertróficas e queloideanas, enquanto indivíduos de pele clara podem desenvolver cicatrizes alargadas e atróficas mais facilmente), idade, o status nutricional do indivíduo e a localização da cicatriz.

A técnica cirúrgica utilizada durante a cirurgia, desde a escolha do melhor local para incisão e seu sentido em relação ao abdome, até o cuidado na manipulação dos tecidos e no fechamento da incisão influenciarão o resultado estético e o prognóstico da cicatriz.

O processo de cicatrização dura até um ano para se completar e, durante esse período, existem cuidados pós-operatórios que podem ser aplicados para o resultado final ser o melhor possível. Cuidados básicos como repouso adequando e uso de cintas de compressão, além da higiene diária com produtos apropriados, auxiliam na estabilidade local e evitam a abertura precoce dos pontos, o que resultaria em um resultado não estético. Evitar a exposição solar enquanto a cicatriz ainda estiver avermelhada, diminui a chance de alterações de pigmentação no local.

Após um certo período, que será determinado pelo médico, pode-se lançar mão de tratamentos mais específicos, como o uso de fitas de micropore ou tiras de silicone sobre a cicatriz que só devem ser retiradas para o banho, o que diminui a tensão no local e favorece a cicatriz de boa qualidade. As tiras de silicone atuam, além disso, aumentando a temperatura local e por componentes do próprio produto. Alguns cremes de silicone também podem ser utilizados, assim como outros específicos para esse fim. Lembre-se que somente um especialista saberá indicar o produto adequando e o seu tempo de uso.

Quando a cicatrização já estiver completada e, mesmo assim, o resultado ficou além do esperado, um cirurgião plástico pode realizar uma cirurgia para correção de cicatriz ou iniciar as medidas necessárias para reverter o problema. Em alguns casos, as pacientes no pós parto ficam insatisfeitas não somente com a cicatriz, mas também com o aspecto da pele e o excesso de gordura do abdome após a gestação. Para essas mulheres, o cirurgião pode utilizar outras técnicas cirúgicas como abdominoplastia e lipoaspiração para o resultado ser a melhora não só da cicatriz, mas também do aspecto geral do abdome e, consequentemente,  da autoestima dessas mulheres que agora são também mães.

DRA JULIA BROETTO - CIRURGIA PLÁSTICA

CRM/SC 20440 – RQE 11729

 

 

 

 

4 comentários

  1. Quem tem uma cicatriz de cesarea mas pretende ter outros filhos, e melhor esperar para fazer um procedimento depois, quando ja estiver decidida a nao engravidar novamente.

    • Olá, obrigada pelo contato!
      Para esclarecer suas dúvidas, por favor, entre em contato através de nossos telefones.

  2. Oi,gostaria de saber se a cesariana estiver torta,um lado da minha barriga ficou grande e outro normal,só pelo fato dela ter ficado torta o plano de saúde considerado como cirurgia reparadora ou estetica.?

    • Bom dia, Nathaly! Obrigada pelo contato! As dúvidas em relação aos procedimentos devem ser esclarecidas durante consulta médica. Para marcar uma consulta, por favor entre em contato através de nossos telefones 49 3198 1530 (Maravilha) e 49 3328 4242 (Chapecó).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 × = quarenta oito

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Dra Julia Broetto, Cirurgião Plástico em Chapecó, Av. Getúlio Dorneles Vargas, 283 - Centro, Chapecó/SC - Fone: (49) 3025-3108